Imagem capa - E as mini sessões fotográficas por JOSELI ALVES DA SILVA
Compartilhando

E as mini sessões fotográficas

O QUE É UMA MINI SESSION OU MINI SESSÃO FOTOGRÁFICA?


Olá pessoal! Na estreia das matérias no blog venho apresentar algo que já devem ter ouvido (ou lido) no meio fotográfico:  “mini sessões ou “mini session” e deve ter se perguntado: afinal que coisa é essa e como funciona?


Vamos lá. Um mini é claro é algo abreviado e nesse caso é uma versão compacta de uma sessão fotográfica que geralmente pode variar de 1 a 3 horas (ou mais até) dependendo do tipo escolhido, número de fotos e etc.., a mini oferece um tempo claro mais curto (até 30 minutos em alguns casos) e também é claro o número de fotos a escolher e um preço mais baixo. E você pode estar se perguntando: Vale a pena?


Separei alguns itens que pode te ajudar a esclarecer essa dúvida:


  1. Uma das perguntas é se o tempo reduzido reduz a qualidade do trabalho final; Muito pelo contrário, pois exigirá ainda mais do profissional para que o trabalho dele seja representado em tão pouco tempo para a sessão por isso ele precisará 'dar o melhor de si pessoal e profissionalmente';
  2. É possível conseguir fotos bem diversificadas em tão pouco tempo? – Sim. Mesmo com tempo tão reduzido, um bom profissional saberá criar uma direção eficaz de modo criativo para boa diversidade em poses, e um ótimo resultado. Afinal, ele se especializou nisso e deve conhecer bem do trabalho.
  3. Tenho  mesmo que assinar um contrato ou termo de autorização de imagem para mini sessões também? – Sim, pois além de ser uma forma de garantia  de serviço (o contrato) e legal (direito de imagem) do profissional que a executa é essencial que você receba um produto com todas as garantias;
  4. Pode ocorrer de ter mais fotos que o pacote contratado é legal o fotografo cobrar por elas? – Sim, mas leia bem o que indica o contrato da sessão, geralmente são estipuladas quantidades fixas na compra do serviço e as demais podem ser oferecidas como aquisição avulsa. Isso é normal e legal ocorrer;
  5. Eu posso trocar de roupa para que as fotos não fiquem tão iguais? – Verifique com o profissional e descrição do pacote, pois estamos em um 'mini ensaio', logo o tempo de troca influencia no quesito tempo. Se sim, atente-se a escolha de um visual bem fácil de trocar (se o contrato permitir é claro);
  6. Esse tipo de sessão funciona tanto para adultos e crianças? – Sim, contudo algumas crianças precisam de um tempo maior para se ‘soltarem’ em frente a câmera, mas nada que não renda boas imagens. Ocorrendo inclusive com alguns adultos. Mas o profissional escolhido saberá contornar isso.
  7. Gostei e quero fazer um ensaio com mais tempo o que muda? – Em uma sessão fotográfica normal o tempo varia de 1,5 até 3hs, e geralmente envolve uma produção maior, assim como locações preestabelecida entre as partes, assistentes, deslocamentos mais longos, trocas de roupas e maior número de opções criativas do profissional de fotografia, além de maquiadores (quando é o caso) e outras produções. 

No resumo, uma mini sessão serve para obtenha em pouco tempo algumas fotos de família  e registre seus momentos ou mesmo criar algumas fotos apenas para si, assim como também para que avalie um profissional e a qualidade das fotos. E como todo produto, verifique sempre o site e portfólio do mesmo antes de realizar qualquer trabalho.


Espero que tenha ajudado e até a próxima!




Deixe seus comentários e perguntas e compartilhe esse post para seus amigos.