Imagem capa - Qual o valor sentimental de uma foto? por JOSELI ALVES DA SILVA
Fotografias

Qual o valor sentimental de uma foto?

Para falar de sentimentalismo de uma foto, não conseguimos iniciar se não voltarmos um pouco no tempo... alguns anos talvez, o que pode ser muito para a geração Wifi de smartphones, redes sociais e blog´s , mas para antes deles, se resolveria a pergunta buscando um álbum de fotografia impressa dentro de uma gaveta.


Hoje em dia com a alta acessibilidade e facilidades tecnológicas nada passa sem ser clicado. A geração de rolos de filmes e quiosques de revelação em papel fica cada dia mais raro. Voltamos de viagens com Gigas em fotos e recordações eletrônicas, álbuns online e galerias coloridas na rede. o que é legal, afinal não podemos deixar nada passar.


E isso leva a pergunta do artigo – Qual o valor sentimental dessas imagens? – Falo não do valor de custo pago a alguém para registrar aquele momento ou da máquina ou celular comprado para tal, mas o que ela vale em suas lembranças futuras? Aquele instante único que não volta mais, aquele lugar onde conheceu alguém especial e que voltou anos depois e que te faz recordar até do cheiro ou mesmo daquele acontecimento marcante para sua família, filhos e netos?


Infelizmente só lembramos do valor sentimental quando o tempo passa e observamos novamente as imagens que nos transporta a eles e folheamos (impressas ou eletronicamente) e podemos reviver cada um deles novamente a lembrar dos sorrisos, do instante e local, seja a época que for, existiu um fotógrafo para isso.