08/02/2017 às 09:32 Compartilhando

E as mini sessões fotográficas

1759
3min de leitura

O QUE É UMA MINI SESSION OU MINI SESSÃO FOTOGRÁFICA?

Olá pessoal! Na estreia das matérias no blog venho apresentar algo que já devem ter ouvido (ou lido) no meio fotográfico:  “mini sessões ou “mini session” e deve ter se perguntado: afinal que coisa é essa e como funciona?

Vamos lá. Um mini é claro é algo abreviado e nesse caso é uma versão compacta de uma sessão fotográfica que geralmente pode variar de 1 a 3 horas (ou mais até) dependendo do tipo escolhido, número de fotos e etc.., a mini oferece um tempo claro mais curto (até 30 minutos em alguns casos) e também é claro o número de fotos a escolher e um preço mais baixo. E você pode estar se perguntando: Vale a pena?

Separei alguns itens que pode te ajudar a esclarecer essa dúvida:

Uma das perguntas é se o tempo reduzido reduz a qualidade do trabalho final; Muito pelo contrário, pois exigirá ainda mais do profissional para que o trabalho dele seja representado em tão pouco tempo para a sessão por isso ele precisará 'dar o melhor de si pessoal e profissionalmente';É possível conseguir fotos bem diversificadas em tão pouco tempo? – Sim. Mesmo com tempo tão reduzido, um bom profissional saberá criar uma direção eficaz de modo criativo para boa diversidade em poses, e um ótimo resultado. Afinal, ele se especializou nisso e deve conhecer bem do trabalho.Tenho  mesmo que assinar um contrato ou termo de autorização de imagem para mini sessões também? – Sim, pois além de ser uma forma de garantia  de serviço (o contrato) e legal (direito de imagem) do profissional que a executa é essencial que você receba um produto com todas as garantias;Pode ocorrer de ter mais fotos que o pacote contratado é legal o fotografo cobrar por elas? – Sim, mas leia bem o que indica o contrato da sessão, geralmente são estipuladas quantidades fixas na compra do serviço e as demais podem ser oferecidas como aquisição avulsa. Isso é normal e legal ocorrer;Eu posso trocar de roupa para que as fotos não fiquem tão iguais? – Verifique com o profissional e descrição do pacote, pois estamos em um 'mini ensaio', logo o tempo de troca influencia no quesito tempo. Se sim, atente-se a escolha de um visual bem fácil de trocar (se o contrato permitir é claro);Esse tipo de sessão funciona tanto para adultos e crianças? – Sim, contudo algumas crianças precisam de um tempo maior para se ‘soltarem’ em frente a câmera, mas nada que não renda boas imagens. Ocorrendo inclusive com alguns adultos. Mas o profissional escolhido saberá contornar isso.Gostei e quero fazer um ensaio com mais tempo o que muda? – Em uma sessão fotográfica normal o tempo varia de 1,5 até 3hs, e geralmente envolve uma produção maior, assim como locações preestabelecida entre as partes, assistentes, deslocamentos mais longos, trocas de roupas e maior número de opções criativas do profissional de fotografia, além de maquiadores (quando é o caso) e outras produções. 

No resumo, uma mini sessão serve para obtenha em pouco tempo algumas fotos de família  e registre seus momentos ou mesmo criar algumas fotos apenas para si, assim como também para que avalie um profissional e a qualidade das fotos. E como todo produto, verifique sempre o site e portfólio do mesmo antes de realizar qualquer trabalho.

Espero que tenha ajudado e até a próxima!

Deixe seus comentários e perguntas e compartilhe esse post para seus amigos.

08 Fev 2017

E as mini sessões fotográficas

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

fotografia de familia fotografia em niteroi fotografo de casamento fotografo de eventos sociais minisession sessões fotograficas

Quem viu também curtiu

30 de Jul de 2019

Ensaio fotográfico: por que devo fazer um?

07 de Jun de 2019

O QUE É FOTOGRAFIA LIFESTYLE?

06 de Set de 2016

Qual o valor sentimental de uma foto?

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp