Imagem capa - O QUE É FOTOGRAFIA LIFESTYLE? por JOSELI ALVES DA SILVA
Compartilhando

O QUE É FOTOGRAFIA LIFESTYLE?

O QUE É FOTOGRAFIA LIFESTYLE?


Eu recebo várias perguntas sobre o que é a palavra lifestyle, no meu site e como é esse estilo de fotografia…  Decidi nesse pequeno artigo lhe explicar um pouco sobre esse estilo lindo de trabalho!


Na fotografia existem vários caminhos para seguir (falarei disso em um próximo post), alguns deles são nichos que o fotografo escolhe dentro de seu gosto, valores, afinidade, assim como qualquer outra profissão.


E falando desse nicho de fotografia eu atuo dentro da “fotografia social”, então faço fotos de eventos sociais, gestantes, casais, debutantes.


E claro existe dentro de cada um estilo de fotografia que é algo extremamente pessoal do artista que desenvolve todo um olhar diferenciado ao longo de sua atuação que se torna seu perfil, e um desses é a fotografia lifestyle.


Mas afinal o que é esse tal Lifestyle?


A fotografia lifestyle tem como intenção principal registrar o “quê” mais verdadeiro em numa cena. A sua naturalidade e seu sentimento que ela está passando no momento antes do clique. E esse 'estilo de ver' o que acontece é uma forma de expressar a fotografia dentro do estilo que comento. Se  existe uma “direção de modelos” a resposta é sim, mas de uma forma que todos estejam confortáveis, há  claro uma escolha da locação, de se ver a posição para ficar melhor com a luz, de modo querer capturar sentimentos e expressões típicos daquela pessoa que está sendo fotografada, de forma que mantenha seus trejeitos e personalidades, tudo de uma forma bem natural, tudo isso se soma para o resultado final.



O que ele está dizendo para ela, você ficou curioso em saber?


Em um ensaio fotográfico ou uma sessão de fotos sociais por exemplo, registramos as cenas como uma verdadeira história a ser ‘lida com os olhos’, criando um verdadeiro storyboard, um guia visual narrando a sessão, onde se lê (vê) o objetivo da mesma, trazendo assim mais naturalidade.  O jeito como um casal se olha, o carinho de uma mãe com seu(s) filhos ou dos pais com seu bebê, como um bebê aprendeu a andar (nos acompanhamentos familiares) essas e outras tantas que complementam um estilo de pensar – enxergar – clicar e registrar.



Vendo a foto acima, quem nunca enfiou (ou teve vontade) o dedo no bolo quando ninguém mais estava vendo?


Na tradução mais livre para o português lifestyle quer dizer “estilo de vida”


É assim que esse estilo se completa. Registrar o estilo de vida das pessoas e seu cotidiano e como elas o são, mesmo que ainda esbarre nas características tradicionais, mas ficam mais divertidas, menos posadas e produzidas e eu diria... naturais.



Na brincadeira acima, consegui me 'enturmar' com os pequenos e consegui esse registro, que ficou bem natural não é mesmo?


A meta principal é passar a energia individual das pessoas, aquilo que elas sentem no exato momento do clique, para que amanhã elas se lembrem dele com carinho, pois estavam relaxadas e naturais, curtindo cada instante sem se preocupar com nada, pois sabiam que existiria um profissional que atua no estilo lifestyle ali perto.



E para que tudo isso aconteça, o profissional tem que ter isso em mente, corpo e alma. Saber observar cada detalhe, quer seja nos outros como em si mesmo e no mundo, trazer para si mais sentimentos e amor, pois isso se revelará nas fotos que vai produzir.


E aí conseguiu tirar suas dúvidas sobre a fotografia lifestyle ? 


Deixe aí nos comentários o que achou e se deseja saber mais sobre o estilo, ou mesmo agendar uma visita ou mesmo uma sessão fotográfica.